ProPer Development – Professional and Personal Development

Posted in: March 8, 2016

Categories: Exchanges, Training Course

A Vera é de Portugal e fez um Training Course na Eslovénia. Esta é a partilha da sua experiência!

No passado mês de Dezembro tive a oportunidade de participar numa formação internacional na Eslovénia com o tema “ProPer Development – Professional and Personal Development”. Comigo partiu a Tânia, ela também por parte da Associação Mais Cidadania e tal e qual como eu residente no norte de Portugal. Não nos conhecíamos, embora morarmos no mesmo país e participarmos na mesma aventura através da mesma associação. Conheci a Tânia no aeroporto, era cedo e tivemos ainda tempo para nos conhecermos e conversarmos um bocadinho. Sem dúvida que estávamos as duas com um nervosinho no estomago mas na sua maioria pela ansiedade e pela vontade de ir nesta descoberta. A formação decorreu em Osilnica, uma terra na fronteira da Eslovénia com a Croácia, embora o grupo se tenha encontrado todo na capital Luibliana, nessa altura ainda nos aguardavam duas horas de viagem até ao nosso destino.

Foi interessante ver a diferença entre a chegada e o regresso (já no final da formação), os grupos que no início estavam formados apenas pela semelhança da língua e dos conhecimentos que unia cada participante, no final deram lugar a novos acentos no autocarro e novas amizades que nos portariam para uma união pós formação.

Chegamos a Osilnica, depois de termos deixado os nossos pertences nos quartos e de termos finalmente descansado e assentado a adrenalina da viagem, pudemos finalmente jantar e partir para a descoberta e conhecimento dos outros companheiros de aventura e de nós próprios.

Foi uma formação bastante intrínseca e introspectiva, quando inicialmente pensámos que seria apenas o saber abordar e ligarmo-nos com os jovens e a sociedade, demos por nós numa viagem em nós próprios e enfrentarmos algumas barreiras e muros por nós mesmos construídos. Por uma semana percorremos a “viagem do herói” dentro de nós próprios, encontramos os prós e os contras na nossa abordagem connosco e com o outro, e os jovens que até agora eram desconhecidos vindos de outros países tornaram-se ouvidos e membros desta partilha, que até a um certo ponto era individual mas que no fim de contas era uma só voz com os mesmos medos e inseguranças, com as mesmas visões positivas e negativas e onde a partilha de conhecimentos, ideias e opiniões deram lugar a uma posição de reflexão e união.

Foi uma semana onde o “eu” esteve no centro de batalha mas saiu vitorioso, pois como dizia Wilton Lazarotto “E se der medo… finge que tem coragem e vai com medo mesmo”. No fim, somos apenas seres humanos que tentam ajudar ao máximo que conseguimos mas que por sermos humanos por vezes nos perdemos no caminho.

O final da formação foi provavelmente o momento mais difícil da semana. Ao fim de uma semana intensa onde estas pessoas partilharam e ouviram, sair daquelas paredes parecia uma missão quase impossível para no fim voltar à realidade.