Postcards from Europe

Posted in: December 5, 2018

Categories: Exchanges, Training Course

A Inês Sarti Pascoal fez o Training Course “Postcards from Europe” de 29 de Agosto a 7 de Setembro de 2018, em Bakuriani, Geórgia.

Esta é a partilha da sua experiência!

Em Setembro, a Associação Mais Cidadania enviou-me para a formação Erasmus+ “Postcards from Europe”, que decorreu durante 8 dias na Geórgia, e posso dizer que foi espectacular!

A formação teve como objectivo explorar ferramentas de fotografia participativa em meios rurais. Realizámos várias actividades práticas utilizando a pintura, o recorte, a colagem e a fotografia, com o intuito de desenvolver a criatividade e formas de expressão.

Para mim, a grande diferença deste training course para outros em que já participei, foi a possibilidade de aplicarmos as técnicas que aprendemos. O curso foi dividido em dois momentos: o primeiro de formação teórica e prática, seguidos do de preparação do nosso próprio workshop com a comunidade local. No final, fomos nós, os participantes, que dinamizámos um workshop com crianças e jovens! E desta forma, os conceitos são muito mais facilmente interiorizados.

O curso decorreu numa vila rural da Geórgia, Bakuriani. Na minha cabeça, a barreira  linguística seria uma dos principais dificuldades a enfrentar. No entanto, a língua nunca foi um verdadeiro problema. Ao todo, éramos 20 participantes de 9 países (Alemanha, Arménia, Bielorrússia, Dinamarca, Geórgia, Itália, Moldávia, Portugal e Ucrânia) e fez-se perfeitamente a comunicação com a comunidade local de crianças e jovens georgianos!

A minha participação neste projecto capacitou-me com novas ferramentas que poderei usar tanto no meu dia-a-dia, como no meu futuro profissional.

IMGP0064
Exposição com os trabalhos finais dos 3 grupos, aberta à comunidade
IMGP0023
Apresentação dos trabalhos de colagem “My future” pelas crianças e jovens
2018.08.31 (1)
Planificação de actividades do curso “Postcards from Europe”