Representation Matters

Posted in: December 17, 2021

Categories: Exchanges, Youth Exchange

Foi durante os dias 22 de novembro e 1 de dezembro, que 7 jovens da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça representaram a #AMC no intercâmbio Jovem ?????????????? ??????? em Itália ??
Este intercâmbio reuniu 30 participantes de 5 países, e teve como objetivo a discussão e refleção sobre a importância da representatividade ?

Após o fim da atividade, pedimos aos nossos participantes portugueses para partilhar connosco como é que foi esta experiência para eles. Lê os testemunhos abaixo para descobrir.

Miguel Fonseca 

Na minha opinião esta experiência foi uma coisa única que aconselho a toda a gente a participar.
Pois é algo cheio de oportunidades e cheio de energias positivas. Pois praticamos o inglês e melhoramos muitos aspetos negativos que temos, por exemplo a timidez. Perdemos alguns medos. Ajudamos muitas pessoas. Conhecemos gente incrível de outros países. Reparamos que um simples sorriso pode mudar muita coisa na vida de uma pessoa.
Como disse, foi uma experiência única que toda a gente deveria de fazer.
Obrigado por tudo.

Rui José 

Agradeço à escola, à associação e às organizações que fizeram esta atividade acontecer.
Esta atividade abriu muitas janelas de oportunidades,e ajudou a aumentar a perspetiva que temos deste mundo que vivemos.
Não só esta atividade teve o âmbito de desenvolver competências físicas e psicológicas, como também ajudou a interagir socialmente num ambiente  agradável de convívio e constante aprendizagem, para não mencionar viajar para fora do país ?

Rafael Santos 

Primeiro de tudo queria agradecer à escola e à AMC por me ter proporcionado esta experiência incrível!
Acho que este projecto foi bastante interessante e importante para mim visto que me ajudou principalmente no inglês e também a combater a minha timidez.
Durante o  período que estivemos na Itália convivi bastante com a minha equipa que foi incrível e que me tratou bem, e com os restantes grupos nomeadamente o grupo da Roménia no qual ocorreu uma interação bastante positiva.
Para concluir, recomendo bastante participar num projecto Eramus visto que é uma atividade que nos marca para toda a vida!
Obrigado Hugo também por seres  uma pessoa incrível que nos deixou tão à vontade durante a viagem e que compartilhou momentos únicos conosco! ?

Joana Baeta 

Gostaria primeiramente de agradecer à escola por me ter proporcionado esta oportunidade, ao Hugo que se fez demonstrar um ótimo líder de grupo e de certa forma, durante o período em Itália, uma espécie de figura paternal. Seguidamente, ao grupo de Portugal por ter vivenciado comigo esta incrível experiência. Foi uma experiência fantástica, com temas bastante interessantes de abordar. Sinto que houveram aspetos pessoais que pude desenvolver de uma melhor maneira, toda a dinâmica das atividades e workshops estava bastante bem preparada e o todos os grupos de vários países deram-se bastante bem, o que ajudou a criar um clima fluente entre todos. Será uma experiência que irei recordar para todo o sempre, com as melhores pessoas. ❤️

Mariana Alvito

Quero agradecer à escola e à associação por me terem oferecido esta experiência espetacular.
Sinto que esta experiência foi bastante interessante, que me ajudou a comunicar, aprendi novos hábitos e costumes que me ajudaram a melhorar o meu inglês. Gostei de conhecer as diferentes culturas, principalmente a de Itália, que, por acaso, foi o grupo com quem mais interagi. Consegui aprofundar os meus conhecimentos e aprender novas coisas, o que me deixou bastante satisfeita. Simpatizei e interagi não apenas com as pessoas do meu grupo nacional, mas de todos os países, e é uma experiência que, certamente, vou recordar com bastante carinho e levarei para o resto da minha vida ?

Raynara Castro 

Quero agradecer outra vez  à associação e também à escola por terem me oferecido esta experiência incrível. Foi uma experiência incrível para mim pois nunca tinha viajado para um país que não seja a minha terra natal ou Portugal, o que deixa isto muito mais inesquecível pra mim. Os projetos foram muito bons, todas as atividades que fizemos foram muito interessantes. De lá, trago a experiência incrível e as amizades novas que fiz, que não foram só as pessoas de outros países como também as da equipa portuguesa.

Hugo Ricardo

Transpor em palavras a experiência que foi vivenciar o #RepresentationMatters em Itália não é uma tarefa fácil, mas vamos lá!Foram dez dias intensos. Dez dias para conhecer outras realidades para além da portuguesa. Dez dias de crescimento, de consciência e de muita amizade.Ter tido o privilégio de conhecer pessoas incríveis e a oportunidade de pensar e debater a representatividade nos nossos países trouxe também ao de cima uma (re)visão que tenho de Portugal como um todo e fez-me sentir grato de viver onde vivo (sem nunca descurar as suas imperfeições).Deixei em Itália uma parte de mim e regressei com um carinho muito grande pelas pessoas que conheci e com imensa vontade em trabalhar e debater mais e mais sobre esta e tantas outras questões sociais!É indiscutível o impacto deste projeto nas alunas e nos alunos que nos acompanharam. Vê-los emergidos na experiência, motivados para trabalhar e movidos para/pela mudança – isto traz todo o significado àquilo que foi o projeto #RepresentationMatters.