Seeds of Change

Posted in: August 28, 2023

Categories: Exchanges, Youth Exchange

Cuidar do nosso planeta é também sinónimo de cuidar de nós mesmos


E, foi isso mesmo que a Bernardete, a Diana, a Joana, a Rita, o Rodrigo, o Zé Miguel e o Zé Pedro descobriram durante o Intercâmbio Juvenil Seeds of Change.

Este projeto decorreu em no final de Fevereiro em Passignano sul Trasimeno, Itália; e teve como objetivo a promoção e aprendizagem intercultural através da adopção de hábitos sustentáveis, nomeadamente na questão da alimentação e a produção de resíduos. Esta experiência permitiu os participantes não só se conhecerem melhor, como perceberem que pequenas mudanças no nosso quotidiano podem ter um grande impacto.

Aqui deixamos o testemunho da Bernadete:

“Poderia começar a falar e nunca mais parar, pois foi uma experiência que me deixou realmente grata.

Ires para um sítio, onde estás com pessoas com o mesmo propósito que tu, prontas para aprender e partilhar é só incrível.

Durante a semana que estive lá, pude aprender tanto, não só em relação à sustentabilidade mas também de que forma as nossas ações podem ou não, prejudicar o próximo. Poder ouvir as experiências de diferentes pessoas de diversos países, ajudou-me a abrir mais a minha mente e perceber que realmente nós podemos fazer a diferença.

Acho sinceramente que todos poderiam experimentar pelo menos uma vez fazer voluntariado, porque é simplesmente incrível e gratificante. Fiquei com aquele bichinho de querer mais, e sem dúvida que vou continuar a participar nestes projetos, sempre que tiver oportunidade, pois são experiências onde consegues crescer enquanto pessoa.”