Youth Actually

Posted in: November 8, 2016

Categories: Exchanges, Seminar

A Joana Almeida fez o Seminário “Youth Actually” de 27 de Outubro a 2 de Novembro, em Lorca, na Espanha.

Esta é a partilha da sua experiência!

No âmbito do programa comunitário Erasmus +, realizou-se, entre 27 de outubro e 2 de novembro, o seminário Youth Actually em Lorca, Espanha. Organizado pela Associação Cazalla Intercultural, este seminário juntou 25 Profissionais de Juventude de 14 países diferentes, nomeadamente: Alemanha, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália, Jordânia, Letónia, Marrocos, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia.

A representação Portuguesa foi assegurada por Joana Almeida, pela Associação Mais Cidadania, e Joana Sousa, pela associação Rosto Solidário. As participantes Portuguesas juntaram-se, assim, a uma equipa multicultural que, durante 6 dias de trabalho intensivo, discutiu os desafios com que os Profissionais da Juventude se deparam quando trabalham com jovens em risco de discriminação ou marginalização social. Da participação neste seminário resultou a definição do papel e das competências que estes profissionais devem possuir para dar resposta às dificuldades de inclusão sociocultural que muitos jovens experienciam, bem como a partilha de boas práticas no âmbito da educação não-formal.

Um dos resultados do seminário foi a realização de um manifesto sobre o papel do Youth Worker.

role_youthworkers
groupwork2

Todos os participantes receberam um certificado Youthpass, o qual atesta as competências e aprendizagens adquiridas na formação em questão.