Online Portfolios

Posted in: July 5, 2017

Categories: Exchanges, Training Course

A Sara Sirgado fez o Training Course “Online Portfolios” de 23 a 30 de Abril de 2017, em Kalamata, Grécia.

Esta é a partilha da sua experiência!

Estava já o mês a acabar mas uma grande aventura avizinhava-se rapidamente. Tinha sido seleccionada para um projecto através do programa Erasmus+ com a designação de training course “Online Portfolios” na Grécia. O entusiasmo foi rápido e momentâneo: primeiro iria conhecer um país cheio de história, cheio de lendas e mitos, em segundo iria conhecer jovens de muitas outras nacionalidades com quem iria partilhar imensos momentos e por ultimo (mas não menos importante) iria aprender como fazer um portefólio online, ou seja, uma página na internet onde podemos divulgar o nosso trabalho e também abrir um pouco do nosso mundo pessoal. Como estão a ver as espectativas eram muitas e a ansiedade também… Será que correu tudo como esperado?

image1

Aterrei em Atenas. A cidade era bastante diferente das cidades portuguesas: edifícios de linhas rectas e cor branca-acinzentada construídos massivamente por todo o lado e sem preocupação arquitectónica. E gente, muita gente!

De Atenas a Kalamata foram 4 horas de autocarro. Chegámos tarde e portanto fomos recebidos com uma verdadeira ceia grega! Uma mesa cheia de iguarias clássicas gregas e também pelos participantes dos outros países. Os outros países participantes eram a Espanha, Itália, Roménia, Croácia, Turquia, Letónia, Hungria e Bulgária. Os organizadores eram a associação grega Kane com a ajuda de voluntários de EVS vindos de Inglaterra, França e Holanda.

Ficámos num hotel com muito boas condições para este tipo de projectos. Tínhamos sempre imensa comida e muito deliciosa. Viu-se que eles tiveram bastante preocupação neste aspecto e fizeram-nos provar um pouco de tudo: cozinha tradicional grega, street food, sobremesas… Eu fiquei rendida à famosa salada grega!

image2

O grupo era fantástico, como se diz em bom português “foram todos escolhidos a dedo”. Todos nos completávamos uns aos outros, éramos sem dúvida um grupo muito unido. A prova que além-fronteiras, nacionalidades, culturas e religiões somos todos Humanos, somos todos pessoas. Todos tempos sonhos e todos queremos ser felizes e poder, de alguma forma, contribuir para um mundo melhor. Recordo agora as tardes na praia, os banhos no mar, os jogos, as conversas e as gargalhadas com aquela malta!

Quando à parte técnica do projecto: não podíamos ter formadores melhores. Eu era já adepta da educação não formal mas confesso que após este curso consigo entender que esta é tão importante como a formal e que todos os jovens deveriam ter esta experiência na vida. Houve um grande esforço por parte dos organizadores para nos darem actividades com métodos diferentes onde era privilegiado o debate aberto onde a opinião e todos era muito importante. Tivemos também 1 dia e meio de prática em computadores (isto não estava nada à espera, eles arranjaram uma sala com um computador para cada um de nós!) onde conseguimos criar o nosso próprio portefólio com a ajuda de uma professora especializada na matéria. Já agora, o site que utilizamos para o fazer o nosso portefólio foi o Wix.

image7

Os dias foram passando e rapidamente chegou o momento de deixar Kalamata que, confesso, já deixa muita saudade. Aconselho a quem visitar a Grécia a ir a esta cidade. Tem tudo: pessoas muito acolhedoras (aliás, o povo grego é muito semelhante aos portugueses), um clima óptimo, praia, muita e maravilhosa comida, um coração citadino cheio de comércio e uma zona histórica. Se voltava? Sem dúvida!

Após o projecto passei mais 2 dias em Atenas onde visitei a famosa Acrópole e as zonas mais turísticas da cidade. Foi uma oportunidade fantástica e por isto tenho de agradecer imenso à Mais Cidadania. São estas experiências que nos acrescentam, que nos diferenciam e que nos fazem crescer como cidadãos num mundo em que podemos fazer a mudança!

image5