Share the Right Story

Posted in: August 14, 2019

Categories: Exchanges, Training Course

Qual é o valor de uma narrativa?

Uma história é mais que um elemento de ficção, de um filme, de um livro ou de um jogo de computador. Uma história pode nutrir ou destruir uma ideia, controla a ligação que fazemos entre os factos de uma notícia, pode chamar a atenção de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo sobre um determinado tópico.

Foi neste contexto que a associação Musikado Interculturel organizou o Training Course “Share the Right Story” em Brioude, França. Ao longo de uma semana, nas proximidades de Lyon, um diverso grupo de participantes oriundos de mais de 10 países da Europa procurou descobrir aquilo que os unia – e separava – à volta do poder das histórias e das narrativas.

Desde o primeiro dia que esta formação mostrou a sua vertente profundamente íntima e pessoal – uma das primeiras atividades consistiu em partilhar uma história pessoal que tivesse tido um efeito transformador na vida dessa pessoa. Sem dúvida, uma tarefa poderosa, nada fácil de executar em frente a um grupo de vinte “desconhecidos”. O mais difícil foi começar, mas esta atividade fez com que um espírito de grupo coeso se começasse a desenvolver desde as primeiras horas da formação, o que facilitou a partilha entre todos para o resto da semana.

SAMSUNG CSC

O poder transformador das narrativas procurado nesta atividade foi aliás uma das temáticas que continuou a ser desenvolvida ao longo da semana. Com o passar dos dias fomos debatendo aquilo que cada pessoa mais valoriza nas narrativas: a sua capacidade de nos unir como seres humanos, a sua função em transmitir e receber conhecimento, a sua capacidade em vender ideias e objetos? Cada pessoa, uma diferente resposta correta.

Fomos introduzidos a alguns modelos de análise de narrativas, como o esquema de três atos de Aristóteles ou a Jornada do Herói, e analisámos os diferentes meios onde estes modelos podem ser aplicados. Vimos como os filmes exploram e moldam estas estruturas às suas necessidades, como as bandas desenhadas usam truques artísticos para induzir ação nos nossos cérebros, como estas ideias inspiram as fake news a semear o medo, os ativistas a semear a esperança.

No fundo, tudo tem uma história por trás. Uma fotografia, uma viagem, uma ação. Ao partilhar essa história, estamos a partilhar um pouco de nós, do nosso íntimo. E é através dessa partilha que podemos lutar por um futuro mais fraterno e inclusivo.

SAMSUNG CSC