Develop or Self-Develop

Posted in: May 12, 2021

Categories: Exchanges, Online Seminar

Enquanto estudantes de Mestrado em Estudos de Desenvolvimento e uma psicóloga curiosa sobre o tema, considerámos a participação no Seminário “Develop or Self-Develop” bastante pertinente, dado que, muitas vezes, na preparação de voluntários para projetos internacionais, nomeadamente no Sul Global, a contextualização da relação colonial entre países do Norte e do Sul global é ignorada, podendo ter resultados desastrosos. Este Seminário permitiu assim a aprendizagem em torno deste tema, focando-se em assuntos mais específicos e atuais como são exemplos o voluntourism, o white saviorism e o neocolonialismo.

Além disso, algumas de nós têm experiência em voluntariado e/ou somos voluntárias também no Sul global, por isso, este seminário veio trazer novos conhecimentos e aprendizagens a serem aplicadas na prática, de forma a poder evitar que certas dinâmicas se reproduzam. Foi também uma excelente forma de desconstruir motivações e pensamentos, de forma a crescermos enquanto pessoas e voluntárias.

A destacar também a experiência de participar num projeto assim online, em que não se perdeu a sensação de um grupo unido e investido na aprendizagem, e os métodos de educação não formal foram utilizados e adaptados a esta vida digital de forma exemplar.

Gostaríamos de agradecer à Associação Mais Cidadania pela oportunidade de participação neste evento e de conhecer pessoas maravilhosas, cuja sabedoria e experiência são de tamanha importância.