Em fevereiro de 2020 parti de Portugal rumo a uma nova aventura que veio a ser uma das melhore experiências da minha vida.
Não sou uma pessoa que cria muitas expectativas, gosto de me deixar surpreender no momento pois acho que é a maneira que me permite aproveitar melhor cada situação e cada nova experiência. Por isso, quando cheguei à Grécia pouco tinha investigado sobre aquele país e estava pronta para descobrir e ver tudo pelos meus próprios olhos.
Não foi preciso muito tempo para chegar à conclusão de que as paisagens eram maravilhosas, fiquei fascinada com a mistura de mar e de montanhas ainda com neve que originavam uma imagem digna de um quadro.
Também tive a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes nacionalidades com quem partilhei a casa, foi incrível a rapidez com que nos adaptámos, passados poucos dias já tínhamos a sensação de que nos conhecíamos há muitíssimo tempo. Partilhámos momentos incríveis, fizemos viagens e conhecemos novas cidades, participámos em atividades e acima de tudo, divertimo-nos muito e aprendemos uns com os outros. Posso sem dúvida dizer que graças a este projeto fiz amizades que levo para a vida.
Como vivi 2 meses em Kalamata tive a oportunidade de conhecer a cultura grega, de aprender o básico do alfabeto e algumas simples frases e palavras, para além de que conheci vários locais que foram bastante acolhedores e sempre muito simpáticos. Descobri que os gregos vivem de uma forma bastante relaxada e descontraída, apesar de serem pessoas muito emocionais e com um forte caráter. Uma das expressões que de certeza ouvi mais vezes durante a minha estadia foi “siga siga” (σιγά σιγά), o que significa algo como devagar devagar ou pouco a pouco, o que na minha opinião descreve na perfeição o espírito da grande maioria das pessoas que vivem neste país.
Não podia deixar de dizer que adorei o trabalho de voluntariado que fiz. Eu trabalhei num abrigo para cães e apesar de às vezes o trabalho ter sido um pouco estressante e cansativo foi uma experiência única e muito especial.
Quero muito voltar um dia a Kalamata, e gostava de poder voltar a voluntariar no abrigo para cães durante algum tempo.
Fazer parte deste projeto foi uma experiência incrível e recomendo a todos!