Gonçalo ?? ✈️ ??

Posted in: November 7, 2013

Categories: Send ESC, Volunteering

O Gonçalo é de Linda-a-Velha – Portugal e realizou SVE em Zwierzyniec na Polónia. Esta é a partilha da sua experiência!

O meu nome é Gonçalo Casimiro e eu estive 2 meses num EVS na Polónia numa experiência extremamente nova para mim. Se inicialmente optei por um projecto de 2 meses por achar que mais do que isso poderia ser muito tempo, rapidamente percebi que isso passa num instante e desejei que tivesse sido mais duradouro.
O meu EVS foi diferente do que a maioria das pessoas faz. Tecnicamente seria um EVS de 2 meses em Wroclaw mas como tínhamos que trabalhar com escuteiros nos campismos o tempo em Wroclaw foi o mais curto de todos. Estive em 3 acampamentos diferentes durante mês e meio e aí pude ver muita coisa nova e conhecer pessoas diferentes que me ensinaram muito.
É necessário que nestes projectos tenhamos objectivos pessoais e que os tentemos ao máximo concretizar e eu devo dizer que ao longo dos 2 meses fui completando os meus e atingindo as minhas expectativas e até ultrapassando-as no que toca por exemplo à língua onde eu nunca pensei poder aprender tanto em 2 meses mas com as pessoas certas e motivação tudo é possível.
Uma experiência muito recorrente dos EVS (e por vezes a mais temida) é a forma como dividimos casa. Devo dizer que a minha experiência foi curta nesse aspecto, menos de 2 semanas mas foi bastante enriquecedora pois viver com pessoas de diferentes países é uma óptima forma de aprender e também de fazer amizades um pouco por todo o mundo (ou europa pelo menos). Tive sorte nos colegas que me calharam e nunca tive problemas, bem pelo contrário. Mostraram-me a cidade, divertimo-nos e rimo-nos juntos.
O meu trabalho na cidade foi curto, mais virado para relatórios finais pelo que tive tempo para descomprimir e aproveitar para estar com as pessoas e ver sítios de interesse.
Resumindo foi uma experiência muito positiva e se inicialmente tinha os meus receios, como é normal, rapidamente estes se dispersaram e aproveitei ao máximo o tempo que lá estive.

Gonçalo Casimiro