Cláudia Duarte

Posted in: April 26, 2020

Categories: Send ESC, Volunteering

Zdravo! (Olá!)

Há um ano atrás iniciava uma das melhores experiências da minha vida: fazer voluntariado em Gestão de Projetos na Eslovénia com o Projeto I CAN. Estive 9 meses em Koper, uma cidade costeira da Eslovénia. Parti com o objetivo de promover a cidadania ativa e um maior compromisso com a sociedade e regressei com uma motivação especial pela experiência que passei.

Promovi o Corpo Europeu de Solidariedade junto de faculdades e em feiras de emprego e realizei atividades no âmbito da Europe Direct para divulgar informações sobre a União Europeia e as suas oportunidades. A minha última tarefa foi realizar um jogo de tabuleiro para alunos de ensino secundário com pistas para as respostas.

Conheci uma cultura muito interessante, que apesar de ser europeia é bastante diferente da nossa e que ao longo destes meses pude conhecer e participar e que neste momento valorizo imenso, desde a língua e as suas particularidades na gramática até aos costumes, comportamento e modo de viver.

O facto de ser um país da Europa Central e de estar próximo de outros países deu-me a oportunidade de nos tempos livres viajar para a Áustria, Croácia, Hungria, Itália, Macedónia e Montenegro, nos quais por vezes passei por algumas peripécias e barreiras linguísticas. Aprofundei o conhecimento da história e da cultura destes países, não só ao visitar museus e monumentos mas também ao conhecer alguns habitantes e as suas histórias.

Dentro da Eslovénia tive a oportunidade de visitar Ljubljana, a capital, Bohinj, Bled, Piran, Tolmin, e Kastelec. São locais com uma beleza natural incrível, com um enorme estado de conservação que nos fazem dar maior valor à Natureza e aos recursos e repensar as nossas ações enquanto seres humanos.

IMG_20191110_163537
69633108_1887686788043137_1053250268742811648_o

Para além de todos os locais que conheci, o que mais me marcou foi a convivência com outros voluntários de diferentes nacionalidades, não só em encontros, mas também ao partilhar casa. Conheci pessoas muito diferentes umas das outras e com quem à partida não me identificaria, mas que por partilharmos as mesmas situações, temos um grande nível de compreensão e respeito mútuo que nunca experienciei na minha vida. Juntos fomos a festas, festivais, concertos e passeios, fizemos jantares e sessões de cinema em casa e partilhámos as nossas vivências e as nossas culturas.

Com certeza um dia voltarei à Eslovénia, um país pelo qual tenho admiração e onde desfrutei de imensas experiências.

É uma experiência incrível que tive a oportunidade de realizar com o Projeto I CAN e que recomendo a todos!

Hvala! (Obrigada!)

Cláudia