Catarina Ferreira

Posted in: November 5, 2020

Categories: Send ESC, Volunteering

Γεια σας παιδια!!

Resumir 8 meses num pequeno texto não é tarefa fácil, mas vou dar o meu melhor!

Quando cheguei a Atenas no dia 10 de janeiro, depois de uma longa viagem e uma noite sem dormir em Viena, não sabia o que esperar! A ansiedade era muita, era a primeira vez fora de casa durante tanto tempo, mas foi claramente uma das melhores decisões da minha vida, cliché eu sei!

Quando penso nestes 8 meses a verdade é que tudo pareceu um sonho, um sonho com altos e baixos, mas um sonho! Será amor à primeira vista por um país? A verdade é que a Grécia vai muito além de paisagens bonitas! As pessoas, a língua, a história, o estilo de vida, a música, a comida, o amor por café, a familiaridade que muitas vezes senti em relação a Portugal e bem como é óbvio as ilhas paradísicas fazem com que a adaptação ao país se torne 1000 vezes mais fácil.

Ao refletir sobre o meu projeto de voluntariado vejo que a experiência foi muito além do voluntariado enquanto projeto e principalmente neste ano atípico, os outros aspetos da vida de um voluntário sobressaem! Claro que não posso deixar de referir os meus projetos e que de uma forma ou de outra aprendi e sei que contribui para que funcionassem da melhor forma possível! O trabalho nos projetos, não foi sempre fácil, mas penso que também faz parte aprender a gerir emoções e trabalho com elas. Recordarei por uma razão ou por outra o tempo que dediquei a cada projeto em que estive envolvida, principalmente o projeto do Horse Center, sinto que foi onde aprendi mais e também onde que mais me diverti!

Mas… na verdade, o que guardo e recordo com mais carinho e que revisito inúmeras vezes são os momentos que passei com os restantes voluntários e que fizeram o meu tempo na Grécia valer a pena! Seria impossível falar sobre todos os momentos ou sobre cada pessoa de forma individual, mas as pessoas com quem partilhei esta experiência são sem dúvida a “parte” mais importante de todo o projeto!

Talvez por tudo isto que acabei de descrever ou pela enorme vontade que tinha de ficar na Grécia, a despedida foi complicada, MUITO complicada! Estive o mês de agosto inteiro a mentalizar-me e mesmo assim quando chegou o dia, foi como se toda esta preparação nunca tivesse existido. Despedir-me das pessoas e deixar Kalamata e o seu bonito pôr do sol para trás foi difícil, mas a verdade é que deixei a Grécia com a esperança (em forma de promessa) de regressar o mais cedo possível e espero cumpri-la!

Τα λέμε

Καταρινα