6 MESES NA JORDÂNIA? AS 10 COISAS QUE PRECISAS SABER!

Posted in: June 3, 2019

Categories: Send ESC, Volunteering

O Ricardo fez voluntariado na Jordânia no âmbito do projeto Citizen CAN durante 6 meses, conhece aqui a sua experiência.

1. Vais viver em modo poupança… de água!

A Jordânia não é propriamente um país rico em recursos, nomeadamente, em água! Uma vez que uma extensa área do país é deserta, já todos estão habituados a bombear água para os grandes tanques que preenchem o topo dos edifícios. Assim sendo, duas vezes por semana, não te esqueças de ligar a bomba e garantir que poupas água todos os dias.

2. Noites com direito a banda sonora.

Temos que concordar que o Adan (chamamento para as orações) que ouvimos perto de qualquer mesquita torna uma experiência no mundo Muçulmano mais real e intensa. No entanto, este ritual também se pode tornar… problemático! Principalmente, quando durante a madrugada acordas mais que uma vez. Mas relaxa, ao final de duas noites, já estás habituado/a.

3. A tua vida será uma constante corrida de F1.

É verdade, o trânsito em Amã é caótico, no entanto, não leves isto como algo negativo! Se és fã de Fórmula 1 ou filmes de acção, estás no sítio certo! Diverte-te e claro, aperta o cinto.

4. Vais chegar com o dobro do peso.

Se há coisa de que os árabes se orgulham, é da sua gastronomia! E de facto, é com razão… do húmus ao falafel, passando pelo mansaf e terminando na shawarma, aconselho-te a nunca te negares a experimentar um novo prato! Acredita, vais arrepender-te…

5. Vais conhecer o povo mais simpático, alegre e disponível de sempre!

Para nós europeus, é caso para citar Pessoa: “primeiro estranha-se, depois entranha-se”! De sorriso no rosto e sempre prontos a ajudar, os locais adoram meter conversa e brincar com desconhecidos. Se perceberem que és estrangeiro, rapidamente te convidam para fazer alguma refeição em sua casa! Não há nada que os fascine mais do que um estrangeiro que sabe algumas palavras em árabe. Se queres fazer amigos, não te esqueças: Salam é a palavra de ordem!

6. Árabe? Missão Impossível.

Bem, pelo menos, é assim que vais pensar no final primeiras lições! Mas não tarda até entenderes o suficiente para te orientares com o condutor do táxi… A partir daí, é voar. Envolve-te e tenta falar o teu máximo com os locais. Eles estão disponíveis para te ajudar a praticar.

7. Um país lindo para descobrir

A Jordânia é um tesouro em bruto, atreve-te a descobri-lo.
Começando na inesquecível cidade perdida de Petra, flutuando no Mar Morto, passando por bonitas cidades e vilas ou até dormindo no deserto, planos não faltam. Estes são só os mais conhecidos… Deixa que a paisagem te surpreenda e leva cartões de memória suficientes…

8. Não há nada a temer!

Contra tudo o que possas ter ouvido antes, na Jordânia, estás seguro! Os cuidados que tens em Portugal são os mesmos que deves por lá… Amã é uma cidade moderna e vibrante onde a segurança é levada a sério. Um exemplo: entrar num shopping faz lembrar a segurança dos aeroportos, por isso relaxa e diverte-te!

9. Clima rigoroso.

De um calor abrasador no Verão os locais estão habituados a saltar para tempestades e nevões no Inverno. Para teres ideia, a terra fica tão seca que é normal veres água ser “cuspida” do chão durante as primeiras chuvas. Assim é viver na Jordânia. Mas o truque é simples: Roupa fresca e clara no Verão, gorro e luvas no Inverno.

10. Seis meses não chegam…

É triste, mas é verdade! Os seis meses do teu SVE vão voar… e no final, vais ter saudades. Vais habituar-te a pagar com a estranha moeda local, atravessar ruas movimentadas sem passadeira e negociar preços nos souks e depois, não sabes como voltar! Há tanto para fazer e tanta gente para conhecer que meio ano não chega para viver tudo intensamente. Aproveita enquanto lá estás porque, se fores como eu, vais chorar de saudades de amigos e experiências! Não percas um segundo!

Boa sorte, tens muito para aprender e viver!

Salam,

Ricardo